Minas Gerais está entre os estados brasileiros que menos testaram a população em relação ao novo coronavírus, de acordo com levantamento divulgado nesta quinta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE). Assim como o Paraná e o Rio Grande do Sul, Minas testou 4,5% dos habitantes, índice superior apenas a Pernambuco (4,1%).

Segundo os dados da PNAD COVID19 mensal, Distrito Federal (16,7%) foi a unidade da federação com o maior percentual de testes realizados desde o início da pandemia, seguido por Amapá (11,0%) e Piauí (10,5%).

Veja o gráfico:

gráfico testagem estados agosto

No total do país, cerca de 13,3 milhões de pessoas (6,3% da população) realizaram algum teste para diagnóstico da Covid-19 até julho. Entre esses brasileiros, 2,7 milhões (20,4%) testaram positivo para o novo coronavírus. A contagem leva em conta os exames de RT-PCR (biomolecular), testes rápidos e feitos com amostra de sangue.

Nesta quinta-feira, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) anunciou o início da orientação feita aos profissionais da rede de assistência sobre uma nova forma do teste RT-PCR, realizado por meio da coleta de saliva, que tem uma coleta mais simples do que a tradicional, em que se usa o swab (cotonete).

A reportagem entrou em contato com a SES-MG para saber por que Minas tem um dos índices mais baixos de testagem do país e aguarda retorno.

De acordo com o boletim epidemiológico da secretaria, a rede pública (encabeçada pela Fundação Ezequiel Dias) realizou 94.412 exames.

Fonte:Jornal Hoje em Dia