Museu de Divinópolis também corre risco – peças já foram retiradas

Foto:Reprodução

O incêndio que destruiu o Museu Nacional e   a maior parte dos registros históricos do país poderia ser evitado, bem como pode ser evitada a perda deste grande patrimônio histórico de Divinópolis que é a sede do Museu Histórico, talvez o prédio mais antigo da cidade.

As peças que estavam armazenadas no local que corre risco de desabamento e está interditado, já foram retiradas, mas não estão acondicionadas de maneira correta o que faz com que a cidade perca pontos no ranking do IPHAN, o Insituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e receba menos recursos para esta área.

Segundo a Vereadora Janete Aparecida, que participou pela manhã do Programa “Bom Dia Divinópolis”, os projetos que tratam da reestruturação do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico já estão na Câmara e somente com a aprovação é que a cidade receberá recursos do Ministério da Cultura.

Estima-se que para recuperação do prédio do Museu, serão necessários cerca de 2 milhões de reais já que a estrutura está bastante comprometida.

No Museu estavam arquivadas obras de artes como peças de Geraldo Teles de Oliveira, material alusivo a história da ferrovia e até produtos artesanais que eram de uso dos índios Candidés, os primeiros habitantes da cidade.

Fonte:Sistema MPA

Facebook Comments

Deixe um comentário