‘Os remédios me derrubam demais’, diz Simaria sobre o tratamento da tuberculose
Desde que voltou aos palcos, a cantora Simaria, da dupla sertaneja com Simone, está tratando a tuberculose ganglionar e vive uma rotina de cuidados em meio a agenda de shows. Ela gravou stories no seu Instagram revelando que os remédios causam indisposição. “Eles me derrubam demais. Estou lutando com todas as minhas forças para ficar melhor”, falou.
Ainda no stories, ela contou que já consegue se exercitar e postou momentos de descontração ao lado da família e amigos. “Hoje, é o terceiro dia que consigo malhar”, informou.
Entenda o que é a Tuberculose:
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Causas:
A tuberculose no geral é causada por uma infecção por Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micobactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti.
Transmissão:
A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da tuberculose.
Sintomas:
Alguns pacientes não exibem nenhum indício da tuberculose, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (ou meses). Contudo, na maioria dos infectados com tuberculose, os sinais e sintomas mais frequentemente descritos são:
- tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue
- cansaço excessivo
- febre baixa geralmente à tarde
- sudorese noturna
- falta de apetite
- palidez
- emagrecimento acentuado
- rouquidão
- fraqueza
- prostração.
Os casos graves apresentam:
- dificuldade na respiração
- eliminação de grande quantidade de sangue
- colapso do pulmão
- acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) – se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.
.

Reprodução/Instagram
Fonte:https://www.sistemampa.com.br/noticias/os-remedios-me-derrubam-demais-diz-simaria-sobre-o-tratamento-da-tuberculose/