Novo golpe que circula no WhatsApp oferece passagens aéreas gratuitas

Golpistas usam nome da companhia aérea GOL para dar credibilidade a suposta promoção. Mais de 31 mil ciberataques já foram registrados
whatsapp

Programado. Periodicamente, aplicativos como WhatsApp deixam de rodar em aparelhos com sistemas operacionais antigos, por imcompatibilidade

Um novo golpe que circula no WhatsApp já gerou mais de 31 mil ciberataques nesta terça-feira (10). Os criminosos se utilizam indevidamente da marca da companhia aérea GOL para oferecer duas passagens aéreas gratuitas. Ao clicar, o usuário acessa uma página na qual há uma pesquisa que precisa ser respondida antes do acesso à “promoção”.

Ao longo do processo, a pessoa vê um contador que informa o número de passagens que ainda estão disponíveis e que vai decrescendo com o tempo para gerar uma sensação de urgência do preenchimento.

Independentemente das respostas, o usuário é direcionado para uma página na qual é incentivado a compartilhar com 30 amigos ou grupos do WhatsApp. O texto afirma que após o compartilhamento o usuário poderá resgatar as passagens, que serão enviadas por e-mail em até dois dias. Ao final, há ainda uma falsa seção de comentários com pessoas que teriam conseguido sacado o benefício.

Para não cair em ameaças como essa, a empresa de cibersegurança PSafe afirma que é preciso adotar medidas de segurança, como sempre checar se o link é verdadeiro ou não. O site da empresa (clique aqui para acessar) disponibiliza esse tipo de verificação.

Nota GOL

A GOL orienta seus clientes a não clicarem em mensagens de origem duvidosa, fora do padrão, com erros de ortografia, ofertas de prêmios em milhas e, principalmente, pedindo a confirmação de dados cadastrais. A companhia reitera que preza pela segurança da informação em todos os seus canais de relacionamento. A fonte original e confiável é o site da GOL. Em caso de dúvidas, o ideal é procurar imediatamente a Central de Atendimento.

Fonte:https://www.otempo.com.br/capa/economia/novo-golpe-que-circula-no-whatsapp-oferece-passagens-a%C3%A9reas-gratuitas-1.1998779

Facebook Comments

Deixe um comentário