As 3 melhores dicas para quem não consegue guardar dinheiro

 O salário mal cai na conta e você já gasta tudo? Aprenda três truques definitivos para guardar dinheiro e ter o saldo sempre positivo!

As 3 melhores dicas para quem não consegue guardar dinheiro

Toda vez que dou dicas de dinheiro aqui no site, no meu Instagram ou no Facebook, recebo vários comentários com o mesmo pedido de ajuda: “Fabi, como faço para conseguir juntar dinheiro e não torrar todo o salário que acabei de receber?”

Para facilitar a vida de vocês, lindonas, separei as três melhores dicas para quem ainda não sabe como guardar um dinheirinho no fim do mês. Elas são definitivas e, com certeza, vão colocar suas finanças nos eixos. Bora lá?

1. Guarde 5%

A dica de ouro é mais fácil do que você imagina: na hora que cair o dinheiro na conta, separe uma parte e guarde imediatamente. Essa mania de esperar o mês acabar pra você guardar a quantia que “sobrou” é onde está erro porque, a partir do momento em que você notar que ainda tem saldo, vai se ver mais tentada a comprar só mais uma coisinha.

Agora, é hora de estipular uma meta! Você vai guardar 5% do seu salário? 10%? Assim que receber o pagamento, pegue esse valor e transfira para uma poupança, fundo de investimento ou o que for melhor pra você. Com o tempo, você vai se acostumar com a prática e vai conseguir aumentar esse valor para 20%, o recomendado por especialistas.

As 3 melhores dicas para quem não consegue guardar dinheiro

2. Siga a regra dos 50-30-20

Para quem nunca ouviu falar, a regra do 50-30-20 é super fácil de ser aplicada e uma das mais eficazes para quem tem dificuldade em guardar dinheiro. A ideia é bem simples: reserve 50% do seu salário para despesas essenciais, como moradia, alimentação, transporte, saúde e educação. Depois, use 30% para quitar dívidas e gastos importantes. Os 20% restantes devem ser guardados numa poupança, ou então divididos novamente: 10% para a poupança e 10% para manter o seu estilo de vida, investindo seu dinheiro em atividades de compra e lazer, além de viagens e restaurantes.

3. Ajuste a forma como você gasta seu dinheiro

Se mesmo depois de poupar 5% do seu salário você ainda não está conseguindo pagar todas as contas e termina o mês endividada, é preciso fazer algumas mudanças e rever seus gastos. Vale lembrar que o Brasil é um dos países com maiores juros do mundo, aí não demora até que pequenas dívidas virem uma bola de neve. Veja o que é menos importante pra você e corte mesmo! Outro dia peguei as contas de casa e cortei  minhas despesas cortando alguns canais de tv que ninguém via, cortei pela metade planos de telefone e ainda consegui descontos. Sabe como ? Negociando tudo pelo telefone! Não tenha vergonha não! Afinal, é o seu dinheiro que você está desperdiçando!

Vez ou outra será preciso tirar o pé do acelerador se você quiser guardar dinheiro. E nunca se esqueça: sempre que puder pague suas contas à vista! Quanto menor a quantidade de parcelas pra quitar no futuro, melhor!

Dicas anotadas?

Bjs,
Fabi Scaranzi

Fonte:www.fabianascaranzi.com.br

Facebook Comments

Deixe um comentário