MINISTRO DA SAÚDE INCLUI CENTRO DE ONCOLOGIA EM PAUTA PARA LIBERAÇÃO DE RECURSOS

Prefeitura e Hospital ganham apoio do deputado Jaime Martins para funcionamento da unidade de tratamento contra o câncer em Itaúna

A liberação de recursos para o Centro de Oncologia de Itaúna está na agenda de compromisso do ministro da Saúde, Gilberto Occhi. Ele recebeu o prefeito Neider Moreira, a provedora do Hospital Manoel Gonçalves, Marilda Chaves, e o secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, nesta quarta-feira, 25 de abril. O encontro foi intermediado pelo deputado federal Jaime Martins, que articula a inclusão da unidade de tratamento contra o câncer no orçamento do Governo Federal.

A união de forças tem sido essencial para a concretização do projeto, já aprovado tecnicamente pelo Governo de Minas e habilitado no Ministério da Saúde. A reunião em Brasília reforçou o empenho dos gestores municipais para o credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde – SUS, que vai garantir verba de custeio para manutenção de serviços e implantação da quimioterapia. O ministro Gilberto Occhi informou que o processo se encontra em fase de análise de dotação orçamentária no Departamento de Regulação, Avaliação e Controle e, em breve, deve ser finalizado.

O prefeito Neider ressaltou a importância do Centro de Oncologia para Itaúna e região, lembrando a atuação política fundamental para o avanço das obras. “Há anos essa é uma reivindicação dos itaunenses. Em 2017, conseguimos um importante passo com a habilitação junto ao Estado, cumprindo todas as exigências técnicas. Hoje, estamos próximos de transformar esse esforço em uma conquista para o Município, empenhados nos trâmites finais para agilizar a liberação de recursos”, disse Neider.

Na semana passada, a habilitação para o credenciamento do Centro Oncológico de Itaúna foi aprovada pela área técnica do Ministério da Saúde, faltando apenas a publicação de portaria autorizando o repasse de verbas. “Esse dinheiro é primordial para cobertura dos serviços que vão atender a microrregião de Itaúna, composta também pelas cidades de Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema, com possibilidade de estender o acolhimento a pacientes da microrregião de Pará de Minas”, enfatizou.

Desde 2015, o deputado federal Jaime Martins vem atuando, em Brasília, para garantir condições mínimas para o Hospital Manoel Gonçalves. Naquele ano, o parlamentar destinou R$ 500 mil, em emenda individual, para a compra de equipamentos destinados à unidade de saúde.

“Publicar a portaria que credencia o Centro de Oncologia do Hospital Manoel Gonçalves, no SUS é muito importante para toda a população. Estarei empenhado em cobrar e garantir que esses recursos sejam transferidos para Itaúna” ressaltou Jaime ao fim da reunião.

FONTE: PREFEITURA DE ITAÚNA

Facebook Comments

Deixe um comentário