Climão em família? Aprenda como tirar de letra a situação

Foge das fesstas e almoços em família só de pensar nas provocações e alfinetadas? Veja como lidar com aquele clima desagradável com leveza e bom humor

family_dinner_3

Principalmente quem tem uma família muito grande, sabe como é difícil passar por alguns almoços de domingo ou festas de aniversário, Páscoa, Natal e Réveillon, sem soltar nenhuma faísca. Seja por conta de fofocas ou opiniões diferentes, vira e mexe o climão rola solto quando a família toda se reúne, podendo até acabar com algumas amizades permanentemente.

Nicholas Joyce, psicólogo da Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos, especializado em terapia de saúde mental com jovens adultos garante que “deixar pra lá” e não permitir que o conflito te afete diretamente ainda é a melhor opção. Segundo expert, problemas em família podem causar traumas profundos e são esses eventos mais pontuais (Páscoa, Natal, aniversário) que nos coloca frente e a frente com dinâmicas e personalidades que tanto tentamos escapar no dia a dia.

Climão em família: o que fazer?
A primeira dica do profissional é trabalhar o que ele chama de “mentalidade de aceitação” – o que significa lidar do jeito certo com o que é verdadeiro (acontece sempre), o que é factual (acontece de vez em quando) e estar aberta às questões que podem surgir, como a provocação de um primo ou um comentário mais maldoso de uma tia, seja sobre sua aparência, situação financeira ou afetiva. Esse “preparo” vai te deixar menos reativa e com mais capacidade para escolher como reagir numa situação dessa.

Em seguida, vem o “processo de deixar passar”. Essa fase conta com três passos:

 Perceber e permitir que o climão em família aconteça. Afinal, são tantas personalidades diferentes que algumas briguinhas são inevitáveis
 Decidir se ele é uma experiência útil ou se vale apena abstrair
 Se for útil, escolher o que fazer a respeito do comentário maldoso e como reagir

O segredo é ter em mente que não é porque um almoço de Páscoa, por exemplo, foi um pouco desagradável uma vez, que será ruim sempre. A experiência negativa não deve traumatizar e tirar sua vontade de encontrar aqueles que fazem parte da sua história. Por isso, mesmo que você tenha se chateado no último encontro, não deixe que isso te impeça de ir no próximo. O climão em família se repetiu? Sem problemas! Agora você está preparada psicologicamente para reagir (ou não!) e saberá escolher se aqueles comentários maldosos são realmente capazes de te atingir.

Bjs e boas festas,
Fabi Scaranzi

Fonte:www.fabianascaranzi.com.br

Facebook Comments

Deixe um comentário