Vida em equilíbrio! Como não deixar que o trabalho interfira no seu bem-estar pessoal

Não basta ser uma mulher bem-sucedida, é preciso saber dividir seu tempo para cuidar da saúde do corpo e mente e garantir seu bem-estar e de toda a família. Descubra já como fazer

fabi bem-estar

Vira e mexe você me perguntam lá no Instagram: “Fabi, como é que você consegue ter uma vida pessoal de qualidade mesmo trabalhando tanto?” É verdade que somos uma só e não temos como “desligar” o modo profissional quando o expediente acaba, mas o excesso de trabalho merece atenção quando você passa a dormir pouco, se afasta da família ou abre mão dos momentos de lazer por conta de compromissos profissionais.

Pensando nisso, separei as quatro bandeiras vermelhas que apontam que você está deixando o trabalho interferir no seu bem-estar pessoal e o que fazer para conseguir mais equilíbrio na sua vida. Espia só!

Se você: leva serviço pra casa toda semana
Vez ou outra é normal que o prazo aperte e você precise terminar um compromisso ou outro em casa, mas quando a prática se torna corriqueira, é preciso prestar atenção se você não está fazendo do tempo livre uma extensão do seu trabalho, tirando o foco de outros campos importantes da sua vida.

O que fazer: Será que o problema não está na forma como você organiza o seu tempo? Tente novas técnicas de multitasking na hora de trabalhar – já experimentou o método pomodoro? –  e garanta um tempo pra cuidar de si mesma e garantir seu bem-estar físico e mental.

Se você: não encontra as amigas para um jantar ou happy hour faz tempo
Seja com um suco no fim da tarde com as amigas, ou até um filme leve na companhia do maridão, você não apenas merece, como também precisa de um tempo livre para curtir a vida social e relaxar corpo e mente – mas sem ficar checando o celular a cada meia hora, especialmente o e-mail da empresa, hein?

O que fazer: Não se isole! Se precisar, converse com outras pessoas sobre o problema e peça ajuda para sair dessa sobrecarga de trabalho. Que tal delegar tarefas mais simples? Qualquer coisa que dê um alívio na sua agenda que abra espaço pra você cuidar do seu bem-estar, vale a pena!

Resultado de imagem para ママ 友 会 ランチ

Se você: fica constantemente doente ou cansada
Quando voltamos nossa atenção 100% para o trabalho, dificilmente abrimos espaço para praticar exercícios e, pra piorar, ainda passamos a dormir menos e a nos alimentar mal. O resultado? Sobrepeso e imunidade baixa, resultando em diferentes doenças, desde gastrite até labirintite, colesterol, enxaqueca… Além de cansaço extremo!

O que fazer: Tenha em mente que nada vai pra frente se sua saúde não estiver bem. Você precisa estar com corpo e mente fortes para garantir mais foco no trabalho e energia renovada. Veja sua saúde como um investimento a longo prazo. Vá à pé ou de bicicleta para o trabalho, faça uma caminhada na hora do almoçoleve marmitas saudáveis para a empresa, desligue o celular e computador no final de semana. Não vai demorar pra você se sentir melhor!

Se você: não tem tempo livre pra família
Nada de achar que atividades corriqueiras, como brincar com as crianças ou ter uma conversa descontraída com o marido podem ser deixadas para outro dia. Pelo contrário: essas oportunidades passam voando e as chances de você perder momentos únicos e especiais são enormes. Pode parecer bobagem agora, mas não vai demorar até você se arrepender de estar constantemente ocupada.

O que fazer: Fortaleça os laços em família e nunca justifique o exagero no trabalho dizendo que está fazendo tudo isso por eles. Abra mão de alguns projetos, recuse uma promoção se isso for ocupar ainda mais do tempo que deveria ser direcionado ao seu bem-estar. Seu saldo bancário pode até ser menor no fim do mês, mas a sua felicidade vai compensar qualquer prejuízo profissional e financeiro.

Lembre-se: mais do que ser uma mulher bem-sucedida, é preciso saber aliar seu bem-estar, saúde e prazer pessoal. Bora fazer essas mudanças ainda hoje?

Bjs,
Fabi Scaranzi

Fonte:www.fabianascaranzi.com.br

Facebook Comments

Deixe um comentário