Pular para a barra de ferramentas

DONA DE SI/ Após bombar com vídeos na internet, Iza vai lançar seu primeiro disco

Carioca deixou para trás a carreira nos campos da publicidade, passou a investir na música, tornou-se um dos principais nomes do cenário pop brasileiro

Iza

Iza passou a emplacar singles de sucesso nas plataformas digitais e no YouTube, como “Te Pegar” e “Esse Brilho É Meu”

Se a carioca Iza não tivesse tomado a decisão de publicar vídeos no YouTube em que interpreta canções de Rihanna, Beyoncé e Sam Smith, em 2015, talvez seu talento jamais fosse descoberto e ela, publicitária formada, continuaria a trabalhar com edição de vídeos e marketing – ou outra função relacionada àquela área. A decisão de “rasgar” o currículo e investir no sonho de ser cantora tornou-se o prólogo de uma ascensão meteórica na música pop que estaria por vir.

Não é à toa que o disco de estreia de Iza – ou Isabela Lima, fora do mundo artístico – foi batizado de “Dona de Mim”, com previsão de lançamento para fevereiro, pela Warner Music. A expressão funciona como o mais perfeito epítome dos últimos acontecimentos ocorridos na vida da artista de 26 anos de idade, além de ratificar o empoderamento feminino que carrega – explícito também em suas letras e em seus discursos.

“Esse nome (“Dona de Mim”) remete muito ao autoconhecimento, e é exatamente isso que eu quero passar. Todas as minhas músicas, falando de paixão, de amor e de união, corroboram com esse título e confirmam que eu sou realmente dona de mim”, afirmou Iza, em entrevista ao Magazine.

Dotada de uma voz influenciada por ícones do pop e do R&B internacional, além de figuras nacionais tarimbadas, como Elza Soares, ela se surpreendeu com o sucesso alcançado graças aos vídeos na internet – que foram cruciais para assinar com a Warner –, ao mesmo tempo em que tinha noção do talento que possuía.

“Foi tudo muito rápido, mas no momento certo. Foi mais uma questão de escolhas que me levaram até onde estou agora. Hoje, minha maior realização é viver da música, saber que a música é minha profissão. Elza Soares, Rihanna, Liniker, Donna Summer, Nina Simone e Beyoncé me inspiram pela força e pelo papel que exercem na música”, assinalou.

Com tantos nomes tidos como seus “professores”, Iza passou a emplacar singles de sucesso nas plataformas digitais e no YouTube, como “Te Pegar” e “Esse Brilho É Meu” – além de “Quem Sabe Sou Eu”, que fez parte da trilha sonora da novela “Rock Story” (2016/2017) e da parceria com Marcelo Falcão, de O Rappa, em “Pesadão”, faixa que estará presente em “Dona de Mim”. Nem por isso deixou de homenagear alguns de seus “mentores”. Exemplo claro é a versão para “I Put a Spell On You”, imortalizada na voz de Nina Simone.

“Ela (Nina Simone) me influenciou e me inspirou muito. Me identifico demais com o ativismo dela e com a maneira com que ela leva isso para a música. Quando recebi o convite da Globo para gravar essa música, e dessa maneira ainda, fiquei muito honrada. Eu já cantava essa música em algumas apresentações minhas”, disse a cantora carioca, que contou com banda e orquestra para esse tributo.

De berço. Quando criança, Isabela Lima já demonstrava aptidões para cantar. Tanto que, por volta dos 14 anos, passou a se apresentar em igrejas. Era o embrião de uma paixão que, cerca de uma década depois, passaria a ser sua profissão.

“A música sempre fez parte da minha vida. Minha família é muito musical. A minha mãe é professora de história da arte, minhas tias também, além de professoras de música, meu pai é percussionista. Então, a música sempre esteve presente no meu dia a dia, nas reuniões de família, além da igreja onde eu cantava. Eu canto desde pequena, sempre foi uma coisa muito natural pra mim. E isso só foi crescendo na minha vida. Fui tomando cada vez mais gosto”, destacou.

Expectativa. Apesar de não adiantar detalhes de seu álbum de estreia e de ressaltar que não se prende a rótulos, Iza garante que o registro vai agradar os fãs. “O público pode esperar músicas que definem a minha voz. Existem várias emoções e vários ritmos diferentes no álbum, mas acho que todos eles conversam e me classificam muito bem. Com esse álbum, acredito que as pessoas vão poder conhecer mais sobre mim”, relatou ela, que segue em turnês Brasil afora. “A turnê já está em prática. Já estou rodando o país. Em breve, teremos o álbum completo”, sintetizou.

FONTE:www.otempo.com.br/Thiago Prata

Facebook Comments

Deixe uma resposta