BAIRRO RIBEIRO DE ABREU Adolescente morto em BH pode ser nova vítima do desafio da Baleia Azul

Apesar das polícias Militar e Civil não relacionarem o suicídio ao jogo, pai da vítima, de 16 anos, contou que viu um desenho de uma baleia no braço do filho

baleia azul

Em uma de suas últimas postagens, jovem chegou a dizer que “a culpa é da baleia”

Um adolescente de 16 anos, encontrado morto na madrugada de domingo (17) na casa de sua família, no bairro Ribeiro de Abreu, na região Nordeste de Belo Horizonte, pode ser uma nova vítima do desafio da “Baleia Azul”, que teria culminado na morte de um homem de 19 anos, em Pará de Minas, na região Centro-Oeste do Estado, na última semana. A polícia ainda não relaciona o caso ao jogo suicida, porém, o pai da vítima relatou à reportagem de O TEMPO que viu um desenho de baleia no braço do filho após sua morte.

Conforme a Polícia Militar (PM), a ocorrência foi registrada pelo padrasto e pela mãe do garoto por volta de 1h. Eles chegavam em casa e, enquanto manobravam o veículo na garagem, o homem acabou vendo o enteado na varanda pendurado pelo pescoço por uma corda fina e com as mãos amarradas.

O padrasto da vítima contou ainda que ele era muito calado e ficava muito tempo no celular, mexendo na internet e nas redes sociais. No registro policial não há qualquer informação que ligue a morte ao jogo suicida.  A investigação está a cargo do delegado Rodolfo Rabelo Alves, que informou, por meio da assessoria de imprensa da Polícia Civil (PC), que a princípio o suicídio não tem nenhuma ligação com o jogo. O inquérito será instaurado, a família ouvida e o computador e celular do menor passarão por perícia.

VEJA TAMBÉM

“Se pudesse voltar atrás, tinha tirado o computador”, diz pai da vítima

Em entrevista à O TEMPO, o pai do adolescente de 40 anos, que não quer ser identificado, relatou ter visto no antebraço do filho uma baleia desenhada, não sabendo precisar se foi feita com caneta, com objeto cortante ou queimada. “Ele era um menino reservado, mas não tinha histórico de depressão. Era estudioso, estava no segundo ano do ensino médio. Se pudesse voltar atrás, eu tinha tirado o computador, tinha ficado mais atento e até procurado ajuda de um psicólogo”, disse.

Ainda de acordo com o pai, pouco tempo antes da morte, o menor chegou a fazer uma publicação no Facebook com a frase: “A culpa é da baleia”. “Eu gostaria que a polícia faça uma investigação séria, para que alguém responsável seja preso. A Justiça precisa bloquear esse jogo, não podem ficar de braços cruzados, meu filho era muito novo, muito bonito, tinha uma vida pela frente”, lamentou o pai.

Eu sua página na rede social, o adolescente seguia várias páginas de cunho depressivo, como: “Depressivos Anônimos” e “Frases de uma suicida”.

O desafio

O jogo suicida surgiu na Rússia e já preocupa autoridades médicas em todo o mundo. O jogo consiste em incitar os participantes, geralmente em grupos secretos no Facebook, a completar 50 desafios, que conduzem lentamente à morte.

Há uma crença popular que diz que a baleia azul seria capaz de se suicidar indo voluntariamente encalhar na praia e isto teria inspirado a “brincadeira”.

No começo, as tarefas dadas aos adolescentes são mais simples: desenhar uma baleia em uma folha, passar a noite em claro ouvindo música triste ou vendo filme de terror. Depois, elas vão ficando mais perigosas. Entenda como funciona o jogo clicando AQUI.

Na quarta-feira (12), um rapaz de 19 anos foi achado morto pela esposa em sua casa em Pará de Minas. Ele ingeriu diversos medicamentos de uso controlado. A mãe dele informou à PM que há mais ou menos um mês o filho estaria participando de um “aplicativo” chamado de “Baleia Azul”, e que o comportamento dele mudou de lá para cá.

A mulher disse também que o filho trabalhava, não tinha vícios e tinha uma filha de um mês. O celular da vítima foi apreendido, uma vez que pode ter informações que podem ajudar na elucidação dos fatos.

Fonte:Jornal O tempo/ALINE DINIZ / RAFAELA MANSUR / JOSÉ VÍTOR CAMILO

Facebook Comments

Deixe um comentário