Prefeitura inicia programa de educação patrimonial

Palestra sobre a vida de Doutor Lincoln Nogueira Machado marca comemorações pelos 45 anos da Escola Municipal, no bairro de Lourdes

O programa de educação patrimonial, idealizado pela Gerência Municipal de Cultura, para aproximar as crianças e adolescentes da história da cidade, começou com festa. Cerca de 300 alunos da Escola Municipal Dr. Lincoln Nogueira Machado, no bairro de Lourdes, receberam na manhã desta sexta-feira, 31 de março, em meio às celebrações pelos 45 anos da instituição, o professor de História, Geraldo Fonte Boa, que está à frente da iniciativa e fez palestra sobre a vida do patrono do educandário.

“Começamos muito bem a execução de nossa proposta de reforçar as ações voltadas aos estudantes. O objetivo é colaborar com o aprendizado e fazer com que os alunos tenham interesse pelas nossas memórias. E nesse sentido, precisamos atentar também para o que é imaterial, no caso, a biografia dessa importante personalidade, que dá nome ao estabelecimento de ensino. A atividade marcou o início do projeto e de uma maneira muito grandiosa”, comemorou Fonte Boa.

Também participaram do encontro a secretária de Educação, Alessandra Nogueira Santos Araújo, e o gerente de Cultura, Guto Aeraphe. Ao fim da explanação, a equipe da Prefeitura presenteou a escola com a história de Dr. Lincoln Machado, um texto produzido a partir de pesquisas a respeito da trajetória dele e que ficará disponível na biblioteca para consultas. “O programa de educação patrimonial visa ampliar a visão dos alunos, a partir dos conhecimentos sobre as artes, a cultura, a diversidade e, principalmente, a história de Itaúna”, ressaltou Alessandra.

Segundo Guto Aeraphe, várias ações estão planejadas para desenvolvimento ao longo do ano, junto às crianças e adolescentes. “A iniciativa vai abranger toda a comunidade. Já ficaram oficializadas junto à diretoria da Escola Municipal Doutor Lincoln as visitas de turmas semana que vem à Capela do Bonfim e à Igreja do Rosário. E daremos continuidade ao programa com a ocupação desses pontos com estudantes de outras instituições. Nos planos está também a criação de um roteiro turístico”, adiantou o gerente de Cultura.

Médico, professor e grande benemérito

Lincoln Nogueira Machado nasceu em 1893, filho de Josias Nogueira Machado e Teresa Gonçalves Nogueira, em uma família numerosa, composta ao todo, por dez irmãos. Graduado na primeira turma da Faculdade de Medicina de Minas Gerais, em Belo Horizonte, retornou a Itaúna, firmando-se como um dos primeiros médicos da cidade, na Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Sousa Moreira. Ele teve participação significativa em vários segmentos sociais. Foi político, atuando como vereador, empossado em maio de 1927, e anos depois, em 1936, prefeito, nomeado por decreto do então governador de Minas Gerais, Benedito Valadares.

Na administração de Dr. Lincoln começou o processo de calçamento das ruas centrais e foi ele também quem resolveu os primeiros problemas abastecimento de água e rede de esgoto. Escritor e professor, participou ativamente das ações por melhorias na educação e ficou conhecido também como grande benemérito da cidade.

Fonte:Prefeitura de Itaúna

Facebook Comments

Deixe um comentário