Truques e cuidados ao tingir o cabelo em casa

Tingir o cabelo em casa e conseguir aquele efeito de salão é mais fácil do que você imagina. Copie já os truques e dicas abaixo!

white_hair_001

Não é todo mês que a gente consegue correr até o cabeleireiro para tingir o cabelo. Seja por falta de tempo, ou pra dar aquela segurada nos gastos, as vezes pintar e dar aquele trato nos fios em casa é inevitável. Mas porque será que é tão difícil criar aquele efeito igual ao dos salões?

A boa notícia é que esse desafio está se tornando cada vez mais possível. Sabia que hoje em dia existem algumas fórmulas com ativos hidratantes específicas, inclusive, para fios cacheados e até produtos que prometem desbotar menos e não amarelar?

Abaixo, ajudo você a escolher a tinta certa pra você tingir o cabelo em casa e os truques certeiros para você ficar com os fios lindos e hidratados, como se tivesse saído do salão.

Acerte na escolha
Na hora de comprar sua tintura, não basta apenas escolher aquele tom dos seus sonhos, é preciso levar em conta também o histórico do seu cabelo. Por isso, preste atenção se você:

1. Tem alguma química, como formal da escova progressiva!
Aí, o melhor é investir nos tonalizantes. O motivo? Eles são livres de amônia e, por isso, agridem menos o cabelo que já está sensível.

2. Quer mudar de cor!
Uma dica básica de todo cabeleireiro é que é muito mais fácil escurecer os fios que do clareá-los. Portanto, se a intenção é mudar a cor do cabelo radicalmente, opte sempre pela tonalidade mais clara. Se não gostar do resultado, é só ir escurecendo aos poucos.

3. Precisa esconder os fios brancos
Grossos, os fios brancos são mais fortes e, consequentemente, vai difíceis de cobrir. Por isso, na hora de tingir o cabelo em casa, opte pela coloração permanente ao tonalizante.

cabelo-tintura-sme-13664

Melhor prevenir
Lendo assim, parece óbvio, mas essas três dicas ajudam e muito quem costuma tingir o cabelo em casa e não gosta de ser pega de surpresa.

* Tinturas de cabelo tendem a agredir bastante o cabelo, por isso o melhor é fortalecer os fios usando uma máscara reconstrutora alguns dias antes de aplicar o produto. Só cuidado com aquelas ampolas de vitamina. Misturadas à tinta, elas podem causar uma reação química.

** Pra não correr o risco de ficar sem tinta no meio da aplicação, lembre-se de sempre levar em conta o comprimento e a quantidade do seu cabelo. Será que não é melhor pecar pelo excesso e comprar duas caixinhas? Melhor do que faltar, né?

*** Antes de tingir o cabelo, organize sobre a pia tudo o que você vai precisar: luvas, pincel, um potinho para misturar o produto… Depois, divida o cabelo em algumas partes, passe hidratante na testa, pescoço e orelhas para não manchar a pele e só então misture a tinta à emulsão reveladora e à água oxigenada. E não demore para aplicar o produto, hein? A amônia tem um pico de ação e, aos poucos, perde sua potência.

Pra não errar mais
É preciso prática para tingir o cabelo em casa e não deixar fios manchados ou quebradiços. Cinco dicas, entretanto, vão ajudar você a não cometer mais nenhum deslize.

Não lave o cabelo um dia antes de aplicar a tinta, nem aplique nenhum tipo de leave-in, já que os produtos podem deixar resíduos que vão atrapalhar na penetração da tinta.

Comece a aplicação da tinta sempre pelos fios brancos.

Se a intenção é apenas retocar a raiz, passe uma grande quantidade de produto nos fios brancos e, quando faltarem 15 minutos para finalizar o processo, aí então passe o restante da tintura no cabelo. Esse truque evita diferenças na tonalidade.

Procure sempre usar produtos para cabelos coloridos de uma mesma linha, sendo o shampoo, o condicionador e a máscara hidratante da mesma marca.

Mesmo com a presença de produtos específicos, como toucas e aplicadores, fazer luzes em casa (ou até mesmo californianas ou ombré hair) não é tão simples. No salão, o expert vai saber avaliar a melhor escolha de cor para alcançar o tom desejado. Ao tingir o cabelo em casa, você corre o risco de ficar com mechas alaranjadas quando sonhava com um belo tom de dourado. Aí, né?

Fim das dúvidas?

Bjs,
Fabi Scaranzi

Fonte:www.fabianascaranzi.com.br

Facebook Comments

Deixe um comentário