Semana da Água em Itaúna

Ações desenvolvidas pela Prefeitura e SAAE estimulam plantio de árvores e promovem educação ambiental

A Prefeitura de Itaúna e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, lançam neste sábado, 18 de março, a Semana da Água, com atividades intersetoriais para chamar atenção da população à necessidade de preservação e uso racional dos recursos hídricos. Até o dia 26, várias ações serão desenvolvidas em parceria com as escolas da rede municipal, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, a Fundação Frederico Ozanan e a Paróquia de Sant’Ana, que entra na programação devido ao tema da Campanha da Fraternidade deste ano está relacionado ao Meio Ambiente.

A mobilização vai estimular o plantio de árvores, por meio da distribuição orientada de mudas, com indicações de acordo com a finalidade apresentada no momento da solicitação. Estão previstas palestras, com envolvimento de crianças e adolescentes, para que essas possam agir como multiplicadoras na conscientização dos amigos e familiares. “As estratégias que idealizamos visam a participação de toda a sociedade. Vivenciamos hoje os efeitos do desmatamento, da destruição da natureza, da falta de cuidados com o planeta. Precisamos agir. E a união de esforços é fundamental para que tenhamos um futuro melhor”, analisa o diretor-geral do SAAE, Alisson Diego Batista Moraes.

O projeto da Gerência de Meio Ambiente, a ser iniciado durante as comemorações pela Semana da Água, é de arborizar as margens do rio São João em toda a extensão. Com a iniciativa, o poder público começa a recuperação do curso d´água, responsável pelo abastecimento de Itaúna e região. “Nesse momento, todos nós, sem exceção, temos responsabilidade sobre o uso consciente dos recursos hídricos. E a criação de medidas isoladas não seria efetiva. Por isso, a Prefeitura está articulando propostas concretas para ações coordenadas, com o objetivo de preservar um de nossos maiores bens e buscar, em conjunto, soluções para evitar que ele acabe”, afirma a gerente de Meio Ambiente, Aline Moura.

 

Programação da Semana da Água 2017

 

Dia 18 de março | sábado

08 horas: Palestra e visitação das escolas municipais Celuta das Neves (bairro de Lourdes); CESU e Escola Municipal Dona Dorica (bairro Piaguassu) no Centro de Educação Ambiental Rio São João (Horto Municipal).

 

Dia 19 de março | domingo

10 horas: Missa em ação de graças pela bênção da água na Igreja Matriz de Sant’Ana, como parte da mobilização da Campanha da Fraternidade 2017.

 

Dia 20 de março | segunda-feira

13 horas: Visita da Fundação Frederico Ozanan ao Horto para um piquenique

 

Dia 21 de março | terça-feira

Mobilizadores do SAAE e da Coopert visitam os alunos nas escolas municipais Dr. Lincoln Nogueira Machado (bairro de Lourdes); Maria Augusta de Faria (bairro Piedade); Artur Contagem Vilaça (Cidade Nova); Dona Cota (Morada Nova).

 

Dia 22 de março | quarta-feira

08h30: Abertura do dia com hasteamento de bandeira na praça da Matriz, plantio de árvore, chuva de sementes (balões), doação orientada de mudas, com participação dos alunos da Escola Municipal Augusto Gonçalves.

13h às 15 horas: doação orientada de mudas à população e cadastramento de nascentes, no Centro de Educação Ambiental Rio São João (Horto Municipal).

16 horas: plantio de mudas nas margens do rio São João, na região da Vila Mozart, em parceria com a Infraestrutura, Meio Ambiente e Patronato, com participação dos moradores do entorno.

 

Dia 23 de março | quinta-feira

08 horas: visita dos alunos da APAE/Instituto Santa Mônica a uma nascente na avenida JK.

 

Dia 24 de março | sexta-feira

10 horas: Visita das escolas municipais da zona rural Escola Municipal Dolores Nogueira (Pedras) e Escola Municipal Modestino F. Rabelo (Vista Alegre) ao Horto

 

Dia 26 de março | domingo

11 horas: plantio de mudas nativas, no Morro do Bonfim, com a participação do Bispo Diocesano Dom José Carlos Souza Campos.

Fonte:Prefeitura de Itaúna

Facebook Comments

Deixe um comentário