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Dica(Saúde e Bem Estar)

Classificado como leguminosas, seus grãos são na verdade as sementes comestíveis da planta vegetal. Valorizado pelo seu alto teor de proteínas e fibras, o feijão preto também contém quantidade significativas de vitaminas e minerais importantes para nossa saúde. Em apenas 100 gramas de feijão preto ingeridas, o seu corpo recebe 64% da dieta diária de fibras, 42% do potássio e 42% de proteínas, além de ferro, selênio, vitaminas e antioxidantes. É também uma fonte importante de cálcio, magnésio, vitamina B6 e ferro. Em relação ao feijão carioca, a diferença no geral é mínima, por isso, eu indico o consumo por escolha do consumidor, lembrando que o feijão preto geralmente é mais em conta.
A elevada quantidade de proteínas e fibras no feijão é ótima para um sistema digestivo saudável, ajuda a regular o açúcar e o colesterol no sangue, além de possuir propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que combate as doenças cardiovasculares. Particularmente, é minha opção favorita para as gestantes por ter boa quantidade de fibras, vitamina b6 e ácido fólico, que ajudam no desenvolvimento do bebê. Recomendo deixar o feijão de molho por algumas horas e depois jogar a água fora, para que as toxinas sejam descartadas. E depois, vai de cada um prepará-lo. Mas é importante dar preferência aos temperos não-industrializados e usar somente os naturais como alho, cebola, pimentão, páprica doce ou picante e sal (sem exageros para o sal).

Fonte:Hérica Orlandis Nutricionista

Foto:Reprodução/Facebook

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