SAMU de Itaúna recebe ambulância liberada pelo CIS-URG

Consórcio atende pedido da administração e antecipa chegada de Unidade de Suporte Avançado à cidade

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste – CIS-URG, antecipou a liberação da Unidade de Suporte Avançado – USA – que vai servir Itaúna a partir da regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. A medida atende à solicitação do prefeito Neider Moreira, que, ao lado do vice, Fernando Franco, e do secretário de Saúde, Fernando Meira de Faria, não mediu esforços junto à diretoria do CIS-URG para garantir assistência adequada à população itaunense mesmo antes do início das operações do SAMU Regional.

A ambulância foi liberada nesta sexta-feira, 10 de março, quando um dos motoristas da Prefeitura esteve em Divinópolis para buscá-la. A partir desta data, já ficará disponível na unidade local. Os antigos veículos destinados ao Município pelo Ministério da Saúde apresentaram defeitos e estão em manutenção, no entanto, não foram consertados ainda diante da dificuldade de reposição das peças, que são importadas. A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, durante o tempo em que as ambulâncias ficaram paradas, o SAMU contou com o suporte do Corpo de Bombeiros para atender os pedidos de socorro e não houve desassistência.

SAMU Regional

Em solenidade na cidade de Divinópolis, no dia 22 de fevereiro, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, assinou termo de liberação de R$ 3,3 milhões para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU Regional. Itaúna integra o sistema, que vai atender 54 municípios.

Fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste – CIS-URG, as microrregiões de Itaúna, Bom Despacho, Divinópolis, Santo Antônio do Monte, Formiga, Pará de Minas, Santo Antônio do Amparo e Campo Belo. A perspectiva apresentada pelo governador é de que a rede comece a operar até o fim de março. A central de regulação funcionará em Divinópolis e já está pronta. Os demais municípios contarão com bases de atendimento. As equipes foram treinadas e as ambulâncias entregues, sendo que há ainda a previsão de chegada de novos veículos. Itaúna será contemplada com uma Unidade de Suporte Avançado – USA – e uma Unidade de Suporte Básico – USB.

Fonte:www.itauna.mg.gov.br

Facebook Comments

Deixe um comentário