10 alimentos que vão ajudar na sua digestão

Sente um desconforto e mal-estar logo após as refeições? Descubra quais alimentos ajudam na sua digestão e podem fazer parte do seu cardápio à vontade

2017-02-27-PHOTO-00001838

Tem coisa pior do que dor de estômago? Quando a nossa digestão está desequilibrada, nosso corpo sente, aí fica quase impossível continuar produtiva e cheia de energia quando tudo que a gente precisa é um pouco de alívio para aquela sensação tão desagradável.

A boa notícia é que alguns alimentos são nossos aliados nessa hora. Sabia que algumas frutas e sementes ajudam a equilibrar nosso sistema digestivo e até diminuir o inchaço e dores como cólica e distensão abdominal? Se ingeridos em doses moderadas e combinados com uma caminhada pós-refeição, esses 10 alimentos além de auxiliar na sua digestão, também vão fazer você se sentir satisfeita e confortável para encarar o resto do dia.

Bom né? Então anote já a lista!

1. Iogurte Grego
Alimentos que contém probióticos, como o iogurte grego, são velhos conhecidos na hora de criar uma flora intestinal saudável e melhorar o processo de digestão. No caso do iogurte, ele é rico em proteínas e, se combinado com frutas frescas, vai te proporcionar a quantidade necessário de fibras para fazer seu estômago e intestino funcionarem direitinho. Minha recomendação: uma boa vitamina de iogurte grego e mix de frutas logo no café da manhã ou lanche da tarde. É nutritivo, gostoso e super saudável!
iogurte-1024x6402. Alimentos fermentados
Alimentos fermentados também são ricos em propriedades probióticas que ajudam a levar bactérias boas para seu o intestino. Assim, o processo de digestão dos alimentos acontece mais suavemente, eliminando a sensação de desconforto. Opções gostosas de alimentos fermentados são o chucrute e o picles, fontes ricas de probióticos.

3. Cebola e alho
Além de ajudar na digestão, alimentos como cebola e alho ajudam a aumentar nossa imunidade e bem-estar. Sem contar que esses temperos são uma delícia, né? Tente adicionar cebolas e alhos em saladas ou use as iguarias como temperos em proteínas magras. Ingredientes como açafrão, salsinha, orégano, manjericão, canela também são outras opções de alimentos que, além de darem sabor, também ajudam a equilibrar o sistema digestivo. Gostoso, né?
alho4. Beterraba
Se você quer aumentar os níveis de energia, ao mesmo tempo em que desintoxica o organismo e equilibra a digestão, aposte na beterraba. Fonte rica de fibra, ela ajuda a promover a saúde do intestino e cólon, limpando o sistema gastrointestinal e deixando suas idas ao banheiro regulares e saudáveis.

5. Açafrão
De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, nos Estados Unidos, o açafrão tem sido muito utilizado na China e Índia para tratar problemas digestivos. O motivo? A pesquisa sugere que ela é fundamental no tratamento de dispepsia, ou indigestão. O açafrão é perfeito para quem precisa acalmar o sistema digestivo e aliviar a sensação de inchaço e gases. Não é muito fã de açafrão? O gengibre é um ótimo substituto, já que contém as mesmas propriedades que auxiliam na digestão.
Açafrão-da-terra-Informação-Nutricional6. Aveia
Sabia que a aveia pode ser muito calmante para o estômago, além de manter a digestão estável, as entranhas regulares e os níveis de açúcar no no sangue equilibrados? Experimente colocar um pouco de aveia no seu café da manhã ou em um lanche mais saudável.

7. Feijão
O magnésio desempenha um papel fundamental no nosso organismo, já que ajudar a regular o sono. E o que isso tem a ver com a digestão? Simples: o sono de baixa qualidade faz com que seu corpo não elimine a produção de cortisol, também conhecido como o “hormônio do estresse”, que altera o equilíbrio das suas bactérias intestinais. Por isso, dá-lhe feijão!
feijc3a3o8. Banana
Comer uma boa quantidade de potássio ajuda a manter a retenção de água, fundamental para a digestão, evitando cólicas e intestino preso. Que tal usar a banana para fazer um smoothie bem gostoso e geladinho, hein? Com aveia e iogurte seu intestino vai funcionar como um reloginho.

9. Verduras verde escuras
Enquanto alguns vegetais aumentam a quantidade de gases, como a couve de Bruxelas, brócolis e a couve, outros podem ajudar e suavizar a digestão, como a couve e o espinafre. Não é fã de verduras? Experimente inclui-las em sucos verdes. Você não vai nem sentir o gosto. Pode apostar!
660

10. Papaia
Devido à grande quantidade de papaína, uma enzima que ajuda a quebrar a proteína e melhorar a saúde digestiva, a papaia é uma ótima saída para quem precisa suavizar a digestão e aliviar o estômago após uma refeição. Além disso, a fruta é a opção perfeita para quem precisa de uma sobremesa bem docinha, mas sem sair da dieta.

Partiu supermercado?

Bjs,
Fabi Scaranzi

Fonte:www.fabianascaranzi.com.br

Facebook Comments

Deixe um comentário