Pular para a barra de ferramentas

Com nota do Enem em mãos, candidatos aguardam a abertura do Sisu no dia 24

A divulgação das notas do Enem, ontem, aumenta a expectativa pela abertura das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), principal meio de acesso às universidades públicas do país. De terça-feira até o dia 27, os estudantes poderão se candidatar às instituições. Para quem não conseguir uma vaga, porém, um alento poderá ser a chance de contribuir para a reformulação da prova. A consulta pública para colher a opinião dos estudantes sobre o processo seletivo também já está no ar.

As vagas do Sisu – 4,5% a mais do que no ano passado – estão distribuídas em 131 instituições estaduais e federais do país. Para participar, o candidato não pode ter tirado zero na redação. 

As notas do Enem estão disponíveis na página do participante do exame. Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as maiores médias gerais foram registradas em ciências humanas e suas tecnologias (533,5) e de linguagens e códigos e suas tecnologias (520,5). Ciências da natureza e suas tecnologias (477,1) e matemática e suas tecnologias (489,5) tiveram os piores resultados. 

A maior pontuação registrada na edição de 2016 foi em matemática (991,5) e a mais baixa em linguagens e códigos e suas tecnologias (287,5). Somente 77 estudantes conseguiram nota máxima (1.000) na redação, e a maioria dos candidatos obteve entre 501 e 600 pontos. Outros 291.806 zeraram a prova ou tiveram a redação anulada, por fuga ao tema (46.974 participantes), cópia do texto motivador (8.325) ou por ferir os direitos humanos (4.798).

Para acessar as notas, o candidato precisa informar o CPF e a senha. Segundo balanço do MEC, até as 17h45 de ontem mais de 2,2 milhões de candidatos já tinham checado a pontuação. 

Na plataforma, os estudantes têm acesso a uma tabela com a nota em cada uma das provas. No entanto, os alunos ainda não conseguem ver o espelho da redação. A correção mais detalhada do texto será divulgada posteriormente.

Fies e ProUni

Além do Sisu, o MEC divulgou o calendário do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que também utilizam a nota do Enem para ingresso de estudantes.

O ProUni abre as inscrições em 30 de janeiro e encerra em 2 de fevereiro. O programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino. Já o Fies terá as inscrições entre 6 e 9 de fevereiro. Nos dois casos, o candidato precisa ter tirado pelo menos 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação.

.Fonte: Jornal Hoje em Dia

Imagem Ilustrativa

Facebook Comments

Deixe uma resposta