TITANE E TÚLIO MOURÃO LANÇAM EM CONGONHAS O NOVO CD “PAIXÃO E FÉ”

Disco gravado na cidade dos profetas propõe um diálogo com a cultura popular e questiona de forma sensível o período de contradições vivido no país. Trabalho será apresentado, ao vivo, num show gratuito, dia 18 de janeiro de 2017, às 20h, em frente à Basílica de Bom Jesus de Matosinhos, e no dia 28 de janeiro, as 21h, no teatro Bradesco, Belo Horizonte, dentro da programação do VAC.

Congonhas, janeiro de 2017 – Artistas de carreiras consolidadas e significativo acervo de prestígio e reconhecimento, os mineiros Titane e Túlio Mourão escolheram a cidade de Congonhas para a gravação de um novo trabalho, o álbum “Paixão e Fé”. Sintonizados com o delicado momento que o país atravessa, os artistas encontraram na cidade, povoada pela rica arte barroca e vítima da atuação implacável da mineração, o ambiente ideal para o objetivo central da parceria: derramar poesias sobre um quadro de incertezas, antagonismo e fragmentação. O projeto é uma parceria dos artistas com o Museu de Congonhas por meio da Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (Fumcult).

A gravação do novo disco aconteceu nos dias 5 e 6 de novembro de 2016, em uma das salas da Romaria de Congonhas que foi adaptada como estúdio musical. A equipe – artistas, técnicos e produtores – foi deslocada para o município e criou base de operações nas proximidades do Museu de Congonhas, experimentando concentrada vivência e foco na arte e história da região. O novo álbum será lançado em concerto gratuito em Congonhas, em 18 de janeiro de 2017, às 20h, em frente à Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, onde estão os 12 profetas de Aleijadinho. O espetáculo abre as festividades dos 260 anos da origem da devoção e fé ao Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas.

No dia 28 de janeiro é a vez de Belo Horizonte receber o concerto de lançamento de Paixão e Fé. Será no teatro Bradesco, as 21 horas, dentro da programação do VAC – Verão de Arte Contemporânea.

O novo trabalho “Paixão e Fé” aposta na dimensão crítica e reflexiva da arte para trazer indagação e sensibilização com foco na inquietante dicotomia que une fragilidade e violência em inaceitável continuidade na história do país. De um lado comunidades carentes, gente humilde, mas detentora de precioso tesouro humanista em forma de cultura singular, espontânea, local – tão única quanto frágil.

De outro, o imediatismo cego, o vício corporativista, e a inércia conservadora, impedindo que a questão humana tenha mais espaço e peso na formulação da equação econômica – esta desafiada a conciliar interesses e dimensões conflitantes e tantas vezes distante do histórico e elementar compromisso com o bem social.

No novo álbum, estão algumas canções geradas em várias regiões de Minas, outras de artistas que tem diálogo e reflexão sobre essas culturas – canções que exibem seu genuíno encanto e ainda outras que exalam pura perplexidade.

O formato voz e piano se configura sob medida para o espírito da proposta. Para ecoar a fragilidade, os músicos se despem de excessos e buscam máxima transparência para o sentimento e emoção que, mais do que nunca, os une na certeza de que a dimensão poética é revelação de sentido para a vida.

O CD foi gravado numa sala que compõe a Romaria de Congonhas, com condições acústicas para um resultado diferente da assepsia sonora do estúdio convencional. A idéia foi se integrar a um contexto fortemente motivacional, que tem como base o novo Museu de Congonhas e se estende e se integra ao belo conjunto devocional em torno de Bom Jesus de Matosinhos, que inclui o adro dos profetas, a matriz, a sala de ex-votos, as capelas com passos da paixão e a romaria. Completando o time está o fotógrafo Eustáquio Neves, que ficou responsável pelas imagens e criação da capa. O artista buscou na cidade histórica imagens para o trabalho.

Sobre Titane

Intérprete por excelência, Titane faz parte da geração que renovou a MPB nos anos 80. Em seu repertório comungam, em estado sempre híbrido, músicos da nova geração de Minas, clássicos da MPB, temas instrumentais, canções tradicionais e influências do congado mineiro, manifestação artístico-religiosa de raízes afro-brasileiras.

Sobre Túlio Mourão

A música instrumental de Túlio Mourão se apoia numa consistente construção melódica. O exercício e a vivência como premiado autor de trilhas sonoras lhe permite criar temas que estão muito longe de meros pretextos para improvisação. Túlio busca um perfil pessoal e original dentro da música instrumental brasileira, metabolizando elementos que vão da música erudita aos cânticos religiosos da tradição sacra e popular de Minas Gerais. O pianista exercita um perfil mais brasileiro e rítmico através de uma estimulante dinâmica entre a mão esquerda e direita, resultando numa síntese batizada de jazzmineiro.

Serviço:

PAIXÃO E FÉ

Lançamento do CD de Titane e Túlio Mourão. Dia 18/01, às 20h, com show gratuito, em frente a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas;

Dia 28/01, às 21h, no Teatro Bradesco (Rua Bahia, 2244 – Lourdes) – Belo Horizonte

Ingressos a venda pela compreingressos.com (20,00 inteira, 10,00 meia) ou pela bilheteria do teatro.

Fonte:Mídia 7

Foto:Divulgação

Facebook Comments

Deixe um comentário