Em Divinópolis policial pode ter contraído HIV durante atendimento a ocorrência.

Na data de ontem, por volta das 17h, policiais militares do 23º batalhão da polícia militar, foram acionados por populares até o Centro Popular do Comércio, no quarteirão fechado da Rua São Paulo, onde tiveram de intervir em uma vias de fato e agressão.

Um dos envolvidos, já possui mandado de prisão em aberto, resistiu à prisão e entrou em luta corporal com o soldado lotado no 23 BPM. Em razão dessa intervenção policial, o militar teve pequenas escoriações na mão e contato com o sangue do autor. Este apresentava sintomas de embriaguez e alegava ser portador de HIV.

Com tais alegações o militar e o referido preso, foram levados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ocasião em que ambos receberam atendimento médico. Feitos os ‘testes rápidos’, não constatou, ser o preso portador de HIV, razão pela qual os pacientes foram liberados pelo médico de plantão e registro de evento de defesa social (REDS) então encerrado na Delegacia de Polícia Civil.

Na manhã de hoje (23) o militar consultou no Núcleo de Atenção Integral à Saúde (NAIS/23 BPM), onde foi produzido o Registro de Acidente Biológico. Feito o atendimento médico e constatado a necessidade, o militar ser novamente encaminhado à UPA para ser avaliado por um Infectologista.

Na UPA, durante atendimento clínico, foi levantado o histórico do envolvido que indicou ser este soropositivo. Dessa forma, preventivamente foi ministrado medicamentos antivirais e iniciado o tratamento. Posteriormente, a partir de receita médica, o militar foi levado ao laboratório para realizar exame HIV/HBC e demais procedimentos.

O acompanhamento do militar será por parte do NAIS/23 BPM e terá duração de seis meses, conforme preconiza as normas internas.

Fonte:Sistema MPA

Facebook Comments

Deixe um comentário