Pular para a barra de ferramentas

EU CREIO EM DEUS! O que isso significa?

15230825_1147323452011837_4359734301775055937_n

Fala-se muitas vezes de maneira tão superficial sobre as questões mais importantes da vida, e opina-se com tal ignorância sobre a religião, que hoje é preciso esclarecer, inclusive, os aspectos mais elementares, como o que significa crer em Deus.

Os cristãos de hoje vivem em um mundo no qual muitos afastaram Deus de suas vidas e vivem como se Ele não existisse; alguns negam explicitamente sua existência. A descrença, a indiferença e o ateísmo nos rodeiam e espreitam nossa vida de fé.

Quando uma pessoa fala “de fora”, sem conhecer por experiência pessoal o que é crer em Deus, pensa: “Acho que Deus existe, mas não posso garantir isso”. No entanto, para quem vive com fé, crer em Deus é outra coisa. Quando o cristão diz a Deus “Eu creio em ti”, está dizendo: “não estou sozinho, Tu estás na minha origem e no meu destino último. Tu me conheces e me amas, nunca me abandonarás. Apoio minha existência em ti; nada nem ninguém poderão me separar do teu amor e compreensão”.

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que, pela sua revelação, o Deus invisível fala aos homens como amigos, movido pelo seu grande amor, e mora com eles para convidá-los a comunicar-se com Ele e para recebê-los em sua companhia. A melhor resposta a este convite é a fé.

Pela fé, o homem submete completamente sua inteligência e sua vontade a Deus. Com todo o seu ser, o homem dá seu assentimento ao Deus que revela. A Sagrada Escritura chama esta resposta do homem a Deus de “obediência da fé”.

Então, a fé é a resposta do homem à revelação divina. Deus quis se comunicar, dar-se a conhecer, para convidar os homens a participar da vida divina. Por meio da Igreja, a revelação divina chega a nós. No ato de crer se manifestam a confiança, a obediência e a entrega. Podemos ver isso nos grandes personagens da Sagrada Escritura, como Abraão, que, ao escutar o que Deus lhe pedia, colocou-o em prática; também a Virgem Maria escutou e obedeceu.

Cremos em Deus. A fé se fundamenta na autoridade de Deus, que revela a si mesmo. Deus não se engana nem nos engana; sua autoridade é a autoridade da verdade. Cremos em Deus porque Ele constitui o centro e o conteúdo da fé. A revelação divina nos da a conhecer, acima de tudo, o mistério de Deus, no qual o homem encontra a salvação.

Por isso, para crer, o decisivo não são as “provas” a favor ou contra a existência de Deus, mas a postura interior que a pessoa adota diante do mistério último da vida. Em geral, vivemos na superficialidade, separados do profundamente essencial.

“Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que recompensa aqueles que o buscam” (Hb 11,6).

POR PADRE CHRISTIAN SHANKAR

Facebook Comments

Deixe uma resposta