Pular para a barra de ferramentas

SAÚDE E BEM ESTAR!

VOCÊ SABE AS GORDURAS QUE INGERE DIARIAMENTE?

As gorduras são essenciais para manter o nível de colesterol adequado para produção hormonal e termos boa saúde. Nós temos que comer mais gorduras boas e evitar a gordura trans, segundo a DRA. DAYSE CALDEIRA, médica da equipe da clínica Dr. Fernando Gomes Pinto, especializada em emagrecimento saudável.

De acordo com a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, 10% a 25% das calorias consumidas diariamente devem ser de gorduras monoinsaturadas. Em relação às gorduras poliinsaturadas, não há orientação quanto à ingestão diária recomendada, mas é aconselhável que 25 a 35% das calorias da dieta, que representam 500 a 700 calorias/dia, venha das gorduras poliinsaturadas e das monoinsaturadas.
Outro estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade Laval, em Québec, no Canadá, chegou a resultados similares: dietas ricas em gorduras monoinsaturadas aumentaram a produção e liberação do neurotransmissor acetilcolina, que é fundamental para a aprendizagem e a memória.

Conheça os tipos de gordura

As gorduras são divididas em monoinsaturada (benéfico), poliinsaturada (benéfico), gordura trans (prejudicial) e gordura saturada (prejudicial).

As gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas têm um efeito positivo para a saúde, elas ajudam não só a diminuir o nível de colesterol no sangue, mas são essenciais para que o corpo absorva as vitaminas A, D, E e K. Porém, seu consumo deve ser moderado, pois todos os tipos de gorduras são calóricas.

Fazem parte do grupo de gorduras consideradas saudáveis alimentos como abacate, óleo de canola, azeite de oliva, óleo de girassol, óleo de gergelim e óleo de amendoim e nos peixes e frutos do mar (Ômega-3, 6, 9), soja e grãos.

A gordura saturada está associada ao aumento de problemas cardíacos, porém, existem especialistas que contestam esses supostos efeitos maléficos da gordura saturada, indicando que por trás dessa má fama estão os interesses das indústrias que querem promover a gordura trans como a melhor alternativa. As gorduras trans são encontradas em produtos industrializados, como a margarina e são atraentes para a indústria de alimentos pois proporciona diversas vantagens como: aumento da validade do produto, podem substituir óleos feitos com gordura animal, atendendo aos vegetarianos e outras culturas onde a gordura de porco não é permitida, além de terem menor necessidade de refrigeração.

As gorduras saturadas são encontradas no óleo e derivados de côco, bacon e banha de porco, óleo de algodão, óleo de palma(dendê), carnes gordurosas e laticínios integrais.
Lembre-se, porém, que baixo teor de gordura não significa ser saudável.

FONTE:http://www.fernandoneuro.com.br/blog/voce-sabe-gorduras-que-ingere-diariamente/

 

 

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta