Os benefícios da caminhada na hora do almoço

Tem dias que parecem não render, né? O trabalho acumula ou acaba ficando mal feito! Falta disposição, foco, força de vontade… A boa notícia é que não é tão difícil assim recuperar toda a sua atenção e entusiasmo. Você só precisa fazer uma caminhada durante a hora do almoço

img_1697

Após estudo, descobriu-se que uma caminhada na hora do almoço – sim, caminhada, não um exercício físico pesado! – pode dar um gás na sua capacidade de lidar com o stress no trabalho, trazendo de volta todo o seu foco e concentração, além de uma dose extra de empolgação e até felicidade.

Não é novidade que a caminhada é uma atividade saudável e que pessoas que caminham e se exercitam regularmente tendem a ser mais calmas, felizes e compenetradas do que pessoas que passam o dia sentadas atrás de uma mesa de escritório. A nova pesquisa, porém, deixa de avaliar os efeitos da caminhada a longo prazo e seus resultados graduais em semanas ou meses e passa a examinar os resultados mais imediatos, estudando as alterações no humor das pessoas de hora em hora, dependendo do exercício que exercem.

A pesquisa!
Para validar a pesquisa, publicada no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports,pesquisadores da Universidade de Birminghan recrutaram trabalhadores de escritórios que viviam uma vida sedentária e que regularmente iam de casa para o escritório, sem praticarem nenhum tipo de atividade física durante toda a semana.

A regra era uma só: Os potenciais voluntários teriam que estar disponíveis para caminhar por 30 minutos durante seu horário de almoço, três vezes por semana, durante 10 semanas.

Os voluntários completaram uma série de testes de saúde, aptidão e de humor no início do experimento, revelando não só que todos estavam fora de forma, mas também que sofriam de alguém stress emocional.

Avaliação!
Para que pudessem avaliar o humor e a saúde das pessoas, os cientistas criaram um aplicativo para smartphones que incluía uma lista de perguntas sobre suas emoções. As questões foram elaboradas para medir não só os sentimentos dos voluntários naquele momento, mas também seus níveis de stress, tensão, entusiasmo, carga de trabalho, motivação, fadiga física e emocional.

Cada voluntário deveria andar durante seu horário de almoço em áreas próximas ao seu trabalho. Pessoas mais lentas estavam liberadas para caminharem juntas, enquanto os mais rápidos poderiam fazer o exercício individualmente, se preferirem. Não foi estipulada nenhuma distância específica. O exercício era totalmente livre! O importante era manter o exercício por no mínimo 30 minutos, dando aos voluntários um tempinho para almoçarem. Para terminar, os participantes deveriam responder a avaliação sobre seus estados de espíritos naquele momento particular diretamente em seus telefones.

caminhada-na-hora-do-almoco-istock

(Imagem: iStock)

Resultados!
Depois de um passeio na hora do almoço, os voluntários garantiram se sentir muito mais entusiasmados e geralmente mais relaxados e capazes de lidar com qualquer momento de tensão e stress que pudesse ocorrer no período da tarde. Atitude que não se via no período da manhã, antes de realizarem a caminhada.

Além de um grande ganho na produtividade no trabalho, no final da pesquisa os participantes mostraram ganhos em suas condições aeróbicas, respiratórias e cardíacas.

Com resultados tão bons, que tal sugerir para os seus colegas de trabalho uma caminhada antes do almoço? Além de alongar os músculos “parados” e abrir a possibilidade de conhecer pessoas e lugares novos, você ainda se tornará um profissional muito mais produtivo, aumentando suas chances de promoção ou aumento de salário. São meia hora de caminhada leve e benefícios que não acabam mais!

Bjs,
Fabi Scaranzi

Fonte:www.fabianascaranzi.com.br

Facebook Comments

Deixe um comentário