Frutas desidratadas: benefícios para a dieta e saúde!

As frutas desidratadas são a escolha perfeita para quem precisa de um lanchinho rápido no meio da tarde. Veja alguns benefícios para a sua saúde e boa forma

maca

Como é bom manter a saúde sempre na linha e, de quebra, ainda perder uns quilinhos. E se for com alimentos gostosos, melhor ainda!! Que tal, então, incluir a frutas desidratadas no seu cardápio?

Super saborosas, elas são aquelas frutas que perderam sua água através da desidratação ou secagem e, ainda assim mantém seu valor nutritivo. É por isso que elas são consideradas a principal opção de lanche no meio da tarde quando bate aquela fominha e sempre muito recomendadas pelos nutricionistas.

Aprenda como desidratar suas frutas em casa
Uvas passas, tâmaras, ameixas, pêssegos, maçãs, figos, damascos… essas são as frutas desidratas mais comuns de encontrar no supermercado. Para economizar (e se aventurar na cozinha), ensino abaixo duas maneiras bem fáceis de desidratar suas frutas em casa mesmo. Aprenda já!

Secando ao Sol: tudo o que você precisa é colocar sua fruta em um local quente (acima dos 30 graus) e deixar que o ar circule por baixo dela. Como? Pendurando-a no alto com um barbante. Ah, e uma dica: passe um pouquinho de gordura nela para que os insetos não cheguem perto. O processo leva entre dois e três dias, mas é bom ficar de olhos para ter certeza que ela está totalmente seca.

Secando ao forno: método mais rápido e eficaz, o segredo é colocar a fruta em uma bandeja, aquecer o forno a 50 graus e virar a cada 20 ou 30 minutos. Ao forno, a fruta demora, em média, quatro horas para secar completamente, por isso é importante ficar de olho.

Os benefícios da fruta desidratada
Pobres em gorduras e com baixo teor de sódio, as frutas desidratadas são ótimas para quem quer manter a saúde em dia e eliminar as calorias. Bom, né? A “Harvard School of Public Health” listou os benefícios das frutas secas na hora de prevenir e amenizar algumas doenças. Espia só!

Reduzir o risco de câncer: a pesquisa concluiu que consumir 400 gramas de frutas desidratadas todos os dias ajuda a diminuir o risco de câncer de esôfago, pulmão, cólon ou de estômago, em até 50%. Isso se deve aos altos níveis de antioxidantes presentes nos alimentos. Bom, né?

Prevenir doenças cardíacas: a alta quantidade de antioxidantes citados acima, aliados aos minerais e vitaminas, ajudam a reduzir a probabilidade de doenças cardíacas, principalmente se forem consumidos quatro pedaços de fruta por dia.

Resultado de imagem para frutas desidratadas

Melhoram o funcionamento do intestino: fontes ricas em fibra, as frutas ajudam a flora intestinal e retardam a digestão, aumentando a sensação de saciedade – ajudando (e muito!) na dieta. As fibras são ótimas também para reduzir o colesterol e favorecer a microflora do cólon, além de reduzir os níveis de glicose e insulina.

Incrementam a dieta dos diabéticos: apesar de muito doces, as frutas desidratas são super adequadas para as pessoas diabéticas, uma vez que seu índice glicêmico é muito baixo. Pode comer sem medo!

Fortalecem e protegem os ossos: especialmente contra a osteoporose, frutas como a ameixa ajudam a deixar os ossos mais fortes graças a sua enorme quantidade de cálcio, magnésio, boro e vitamina K.

Influenciam positivamente na gravidez: cheinha de nutrientes, as frutas desidratadas são ótimas tanto para a saúde da mãe, quanto do bebê. Muitos especialistas recomendam as tâmaras no finalzinho da gravidez, uma vez que elas ajudam a dilatar o colo do útero, estimulando o parto.

Dicas anotadas? Como é bom unir saúde e boa forma com um alimento tão gostosinho, né? Eu sou fã!

Bjs,
Fabi Scaranzi

Fonte:http://fabianascaranzi.com.br/frutas-desidratadas-beneficios-para-a-dieta-e-saude/

Facebook Comments

Deixe um comentário