Gerência de Meio Ambiente planta 180 árvores nativas na avenida JK

Ação integra plano municipal de arborização e próxima etapa vai contemplar a “Manoel da Custódia”

A Secretaria Municipal de Regulação Urbana, por meio da Gerência Superior de Proteção ao Meio Ambiente, deu mais um passo no plano de arborização urbana, que vai contemplar diversas regiões da cidade, contribuindo não só para o embelezamento das áreas, como também para melhorias na qualidade de vida da população. Uma nova fase do projeto, nestes últimos dias de maio, em meio aos preparativos para a Semana do Meio Ambiente, foi marcada pelo plantio de 180 mudas de árvores nativas ao longo da avenida JK, com a participação dos atiradores do Tiro de Guerra. A via é hoje um dos principais corredores de trânsito do município, com acesso a diversos bairros. Além disso, o local é usado para a prática de atividades físicas, como caminhadas e corridas, sendo a revitalização essencial.
“O plano será executado em várias localidades, pois precisamos das árvores, queremos Itaúna bonita e com condições de vida saudável para todos. A contribuição do TG foi muito importante e com certeza queremos contar com a corporação nas próximas etapas do projeto. Em breve, arborizaremos toda a avenida Manoel da Custódia”, comentou a gerente de Meio Ambiente, Aline Moura. Antes da ação, foi promovida, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas – IEF, uma palestra para os atiradores, sobre as potencialidades ambientais do município. A disciplina faz parte do conteúdo programático do Tiro de Guerra.
Semana de conscientização e trabalho

O trabalho de plantio das árvores na avenida JK será apresentado à comunidade em 02 de junho, em meio às comemorações da Semana do Meio Ambiente em Itaúna. As atividades estão marcadas para o período entre os dias 1º e 05, e têm foco na importância da preservação da natureza, incentivando a população a adotar a sustentabilidade no dia a dia, a partir de atitudes ecologicamente corretas, que evitem a degradação. Além disso, as ações marcarão o início de medidas essenciais tomadas pela administração municipal para economia de recursos naturais.

A Semana de Meio Ambiente terá como ponto de partida capacitação com o tema “Potencialidades Ambientais do Município de Itaúna”. O seminário, gratuito, vai reunir professores e alunos da rede pública e privada e profissionais da área no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura – Semec, que fica na rua Manoel Zacarias, 194, bairro das Graças, das 08h às 10h, e das 14h às 16h, na quinta-feira, 1º. Na sexta-feira, 02, o Centro de Educação Ambiental Rio São João, no Horto Municipal, receberá o público para uma dinâmica e oficina de produção de mudas nativas, das 08h às 10h e das 13h30 às 15h30.

Também para sexta-feira está prevista a exibição dos filmes “Vidas no Lixo”, “Ilhas das Flores” e “As Coisas que Moram nas Coisas”, no Teatro Sílvio de Mattos, a partir das 08h. Sábado, 03, revitalização da nascente que fica nos fundos do Salão Paroquial da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Santanense, às 09h. Na segunda-feira, 05, as equipes da Secretaria de Regulação Urbana finalizarão os trabalhos para revitalização de nascente da sub-bacia do rio São João em comunidade na zona rural, às 09h, e farão blitz ecológica, com doações orientadas de mudas nativas, das 10h às 12h, na Praça Doutor Augusto Gonçalves.

O lançamento do projeto “Menos é Mais”, que tem como foco a gestão pública sustentável, encerra a programação. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas na Gerência Superior de Proteção ao Meio Ambiente, pelo telefone 3243.6933 ou pelo endereço eletrônico meioambiente@itauna.mg.gov.br.

Fonte:Prefeitura de Itaúna

Facebook Comments

Deixe um comentário