Encontro entre Pará de Minas e Ouro Preto

Pinturas e cerâmicas de artistas das duas cidades estão expostas na Casa da Cultura.

Paisagens da tricentenária Ouro Preto, o tom arroxeado das quaresmeiras e esculturas em cerâmica que lembram a beleza africana e a infância de antigamente. Quem passar pela Casa da Cultura de Pará de Minas até 6 de abril poderá conferir de perto o trabalho do casal de artistas Angela Xavier e José Efigênio. A exposição Pinturas & Cerâmicas foi aberta na noite desta quinta-feira, 9, e inicia a temporada 2017 de mostras de arte na Casa da Cultura. Ao som dos músicos Urbano Medeiros, Patrícia Pimenta e João Rachid o público conheceu as peças. O evento contou com a presença dos artistas que moram em Ouro Preto. O Secretário Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Paulo Duarte, lembrou que a arte em cerâmica é patrimônio de Pará de Minas e que não poderia ser diferente a estreia de exposições da Casa da Cultura. “Fizemos questão de trazer grandes artistas que já fizeram várias exposições pelo Brasil”, disse.

A pará-minense Angela Xavier, na abertura da exposição, falou da alegria de voltar à cidade onde, quando ainda criança, começou a desenvolver o dom da arte ceramista que seria conhecido no Brasil inteiro. “Eu fico muito feliz de poder mostrar isso na minha cidade. Essa é a minha terra, é a terra onde eu peguei pela primeira vez no barro”, lembrou a artista.

O marido de Angela, José Efigênio Pinto Coelho é o autor das pinturas que também estão expostas na Casa da Cultura. Na mostra chamam a atenção quadros que retratam a cidade histórica de Ouro Preto. Mas o artista também trouxe a inspiração que tem na própria vizinhança. “Eu atualmente estou morando mais ou menos em uma floresta. As árvores, as borboletas e as flores estão sempre me tocando”, comentou o pintor. Quanto a Ouro Preto, ele lembrou que a cidade é sempre cenário para artistas de todos os lugares do mundo. “É uma cidade que liberta, tem muita história é harmoniosa, a pessoa sente um prazer muito grande em Ouro Preto”, justificou.

A escritora Malluh Praxedes é a curadora da exposição. Ela foi a responsável por escolher as obras que estão expostas na Casa da Cultura. Segundo ela, Pará de Minas merece ter uma mostra como essa. Lembrando que Angela Xavier é pará-minense, Malluh comentou que “as vezes as pessoas saem da cidade e você não tem a oportunidade de ver por onde elas andam”. Para ela a exposição é ainda um encontro entre as duas cidades. “Ouro Preto veio passear em Pará de Minas com essas cores lindas. As obras do José Efigênio tem um azul que a gente quase não encontra na natureza mais. Eu acho que é um presente para Pará de Minas” completou.

A exposição Pinturas & Cerâmicas pode ser visitada de 7h às 17h, até o dia 6 de abril. A entrada é gratuita. Para os deficientes visuais as obras têm descrição em braile. A mostra tem o apoio cultural da Embapel.

Fonte:parademinas.mg.gov.br

Facebook Comments

Deixe um comentário